O que é o Síndrome do Túnel Cárpico?

O que é o Síndrome do Túnel Cárpico?

O Síndrome do Túnel Cárpico ou Síndrome do túnel do Carpo é uma neuropatia de compressão causada pela compressão do nervo mediano localizada ao nível do túnel do carpo.

 

O que é o túnel do carpo?

O túnel do carpo ou canal cárpico é uma estreita passagem, situada no punho, similar a um túnel  composto por ossos, ligamentos e tendões. O nervo mediano, no seu trajeto até à palma da mão, passa entre essas estruturas podendo existir compressão. Relativamente à constituição, o nervo mediano situa-se por cima dos ossos do carpo e fica por baixo dos tendões flexores bem como do seu retináculo.

Causas e Sintomas

Os sintomas mais comuns de uma síndrome do túnel do carpo incluem: dor no punho e mão, dormência e formigueiros. Em casos mais graves da patologia, podemos encontrar incapacidade de segurar objetos bem como abrir e fechar a mão. Para além da dor na região do punho e mão, em certos casos existe uma irradiação ao longo de todo o antebraço. Quando existe uma cronicidade da situação e a condução nervosa está afetada durante muito tempo, podemos observar perda de massa muscular no antebraço nos músculos por ele inervados; Os sintomas normalmente estão mais presentes no período noturno, mas à medida que a lesão vai evoluindo podem-se tornar persistentes.

Epidemiologia

O Síndrome do Túnel Cárpico é mais frequente em indivíduos do sexo feminino entre os 40-60 anos.

Patofisiologia

Esta patologia tem origem multifatorial, ou seja, não podemos atribuir a causa exclusivamente a um fator como por exemplo a ocupação profissional, idade, entre outros, mas sim a um conjunto de diversos fatores ocupacionais, ambientais e sociais. De forma geral, a forma como a lesão ocorre (fisiopatologia) resulta da combinação de um mecanismo de tração com compressão ao nível do nervo mediano e estruturas vizinhas, como estruturas vasculares, aumentando o edema local e comprometendo estas mesmas estruturas, provocando uma lesão por inflamação do nervo mediano. Além disso, no túnel do carpo passam 9 tendões que podem também inflamar e influenciar na compressão neural. Os sintomas iniciam muitas vezes pela dormência e dor e mais tarde pela perda de força e capacidade de movimento, visto que as fibras sensoriais normalmente são afetadas primeiro que as fibras motoras (fibras que controlam o movimento).

História Clínica

Os sintomas mais frequentes que os utentes referem são a dormência, formigueiros e dor que aumentam à noite. Fraqueza muscular, perda de coordenação motora na mão e alterações de temperatura ao nível da mão também são algumas das queixas mais comuns. De forma geral, a mão dominante é a mais afetada mas é uma situação que pode abranger ambos os membros.

Diagnóstico do síndrome do túnel cárpico

O diagnóstico do síndrome do túnel cárpico é realizado pelo médico após avaliar a sintomatologia do paciente e confirmar a afetação da condução nervosa do nervo mediano com eletromiografia.

Síndrome do túnel cárpico – tem cura?

A síndrome do túnel cárpico tem cura. Independentemente da fase em que se encontra, o síndrome do túnel cárpico tem cura. Se for diagnosticado e tratado precocemente, a situação é resolvida de forma muito mais célere.

Síndrome do túnel cárpico – qual o melhor tratamento?

O melhor tratamento para síndrome do túnel cárpico está muito relacionado com a situação clínica do paciente. Sem uma avaliação precisa e especifica para cada caso, não podemos generalizar qual o tratamento que melhor se adequa. Se encontramos um paciente com sintomatologia muito ligeira e sem real compressão ao nível do túnel do carpo, a fisioterapia é o tratamento mais adequado. Quando encontramos situações mais severas e compressões reais, o único tratamento adequado é a cirurgia ficando a Fisioterapia responsável pela recuperação do pós cirúrgico. Nesta fase, desde o trabalho da cicatriz, à recuperação funcional da mobilidade da articulação bem como a restauração da musculatura e dos níveis de força prévios à cirurgia.

 

Cirurgia ou tratamento conservador? O que devo escolher

O síndrome do túnel cárpico quando em fase inicial, com sintomas ligeiros como dor e formigueiros, sem real compressão no túnel do carpo, a fisioterapia consegue solucionar por completo a situação. Quando comprovado com a eletromiografia que existe real afeção e compressão ao nível do retináculo dos flexores, atrofia bastante elevada da musculatura do antebraço, a cirurgia é a opção mais indicada para estes casos.

Síndrome do túnel cárpico – prognóstico

Na sua grande maioria, a síndrome do túnel cárpico tem muito bom prognóstico. Os problemas gerados por esta síndrome são revertidos totalmente.

Síndrome do túnel cárpico – como prevenir?

Para prevenir o síndrome do túnel cárpico, como referido anteriormente, temos de abordar os diversos fatores que podem levar à patologia, desde os fatores ocupacionais (fazer alterações no local de trabalho, fazer breves paragens,…) até aos fatores pessoais (desenvolver e manter níveis de força adequados na musculatura do membro superior como por exemplo, boa mobilidade das articulações do cotovelo e punho )

 

Artigo elaborado por:

Daniel Raro

Fisioterapeuta e Osteopata – Especialista em Ft. Avançada,
Osteopatia e Fisioterapia Pediátrica na Clínica Tiago Duarte – Saúde e Performance