Maxilar a estalar – será normal?

Maxilar a estalar: Será Normal?

 

 

Ouvir ou sentir a mandíbula a estalar é algo relativamente comum tendo já acontecido pelo menos alguma vez na vida. Quando é algo recorrente, é um sinal que pode indicar disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e que deve ser avaliado por um profissional de saúde especializado.

 

O que é a Articulação Temporomandibular?

A articulação temporomandibular é a articulação que liga a mandíbula com o osso temporal do crânio ficando localizada na região anterior ao ouvido. Ela é composta por componentes ósseos (mandíbula e osso temporal), pelo disco articular, pela cápsula, por ligamentos e por vários músculos como por exemplo o masséter, o temporal (músculo) e os pterigoideos. A ATM tem como função permitir os movimentos da mandíbula e que vão estar ligadas a diversas atividades tais como abrir e fechar a boca, mastigar e até mesmo falar.

 

Quais as principais causas?

As principais causas para a disfunção temporomandibular são diversos fatores como traumas na face/articulação, oclusão, problemas emocionais e sistémicos. Não podemos precisar um, a sua origem é sempre multifatorial e deve ser abordada dessa forma.

 

Disfunção da ATM (DTM)

A disfunção da ATM  é uma condição que afeta a articulação e todos os seus componentes e que pode geral dor e desconforto em várias localizações.

A disfunção da ATM pode gerar dor e desconforto em regiões como a a face, pescoço e ombros bem como na qualidade e amplitude dos movimentos articulares da própria articulação. Pode ser causada por diversas causas como por exemplo trauma, problemas dentários e de oclusão, bruxismo, stress e artrite.

Quando presentes com uma DTM, para além de dor nas regiões já abordadas, a mandíbula pode estalar ao fechar e abrir a boca, limitação da amplitude de movimento e até bloqueios articulares.

 

Que outros sintomas posso ter no caso de disfunção da ATM?

No caso de uma DTM, para além dos sintomas locais já abordados, dor local e irradiado na cara pescoço e ou ombros, os pacientes podem ter simultaneamente enxaquecas e cefaleias, rigidez e limitação de amplitude, sons ao abrir e fechar a boca, dificuldade ou desconforto a mastigar, morder ou falar, tonturas, vertigens e zumbidos.

Nem todos os utentes manifestam todos os sintomas podendo ter apenas um ou múltiplos sintomas dos descritos anteriormente.

 

Qual o profissional adequado para me ajudar?

Existem vários profissionais que podem auxiliar no diagnóstico e tratamento da disfunção temporomandibular dependendo da severidade dos sintomas apresentados:

  • Dentistas e cirurgiões Maxilo-faciais: profissionais que diagnosticam e tratam DTM utilizando ferramentas como farmácos, goteiras, tratamentos oclusais e até mesmo cirurgia.
  • Fisioterapeutas: profissionais que conseguem auxiliar na diminuição da dor e restauro de amplitude através de técnicas de terapia manual, exercício terapêutico e educação ao paciente
  • Para gerir e tratar alguns sintomas, médicos com especialidade em otorrino podem ser consultados em casos de otalgias, tonturas, vertigens ou zumbido.

 

Qual o tratamento adequado para a mandíbula estalar?

O tratamento de cada paciente depende especificamente das características e origem do seu problema, sendo que uma equipa multidisciplinar com Médico Dentista e Fisioterapeuta são essenciais.

 

Quanto tempo demorará a resolver-se o meu problema?

O tratamento de cada paciente depende da sintomatologia e severidade apresentada

 

Artigo elaborado por:

Daniel Raro

Fisioterapeuta e Osteopata – Especialista em Ft. Avançada,
Osteopatia e Fisioterapia Pediátrica na Clínica Tiago Duarte – Saúde e Performance